Com passe estudantil suspenso e restrição de gratuidades, ônibus voltam a circular
Palavras-chaves: coronavírus, covid-19, ônibus, pandemia, passe estudantil, Prefeitura de Ilhéus
Com autorização publicada ontem à noite, os ônibus do sistema de transporte coletivo de Ilhéus voltaram a circular nessa quarta-feira, 1º de julho, com 50% da frota e regras de prevenção contra o novo coronavírus.
A prefeitura entendeu que é seguro transportar as pessoas com todas as cadeiras ocupadas e até doze passageiros em pé, desde que todos estejam usando máscaras e as janelas dos ônibus, abertas.
O decreto que regulamenta a volta do serviço proibiu o transporte de objetos grandes ou em grandes quantidades – o município não informou os limites de dimensão e quantidade.
Suspensão e restrição de direitos dos usuários
Segundo a prefeitura, “estão suspensos os passes estudantis em razão da suspensão das atividades acadêmicas, para evitar aglomeração dentro dos veículos”.
A medida parece proteger também a viabilidade econômica do serviço prestado pelas empresas Viametro e São Miguel, que alegam ter tido perdas severas na pandemia de Covid-19 em curso.
A prefeitura, no entanto, informa que o objetivo da suspensão do passe estudantil – que custa metade do preço da passagem (R$ 4,10) – é evitar aglomerações.
O governo também suspendeu a gratuidade dos idosos e das pessoas com deficiência nos horários de pico: das seis às 9 horas e das dezessete às 20 horas.
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail:
Roberto Campos
2 de julho de 2020 at 08:41Suspender a gratuidade para os idosos, a meu ver é humilhante.
Licia
2 de julho de 2020 at 11:37Ridiculo,, sera que eles nao enxergam que sem onibus as pessoas estavam e continuam indo as ruaa, imagina com onibus rodando ainda que tenham suspendido a gratuidade aos idosos, a o.passe estudantil.
O certo era nao permitir os onibus que a circularem.
Com 50% da frota só irá piorar a situacao pois com certeza ira tee mais AGLOMERAÇÃO, pq se ja temos precariedade com esses onibus imagina com a metade …..fora que quem vai garantir a higienizacao dos onibus? Pois nao havera lomleza durante o dia….o minimo que acontecerá sera no inicio ainda na garagem…..dps so no encerramento na garagem tb….me colocam tds os bancos ocupados sem distanciamento social e 12 passageiros em pé…..ah…quero ver quem vai garantir que isso seja cumprimido pq o motorista com o cobrador tem mais com que se lreocupar do que esta contando passageiros que ficam em lé.
Me poupe.
E nos poupe com esse monopolio…..onde ja se viu uma concessao de 30 anos , sendo que as duas empeesas sao do mesmo dono…..afffff cansada de tanta palhacada.
Ilheus infelismente virou um circo….onde o palhaco ainda vai para a inauguracao da ponte…….