×

Pessoas que não informarem operações via PIX podem ser incluídas na malha fina

quem não informar as operações por PIX pode cair na malha finaOs contribuintes brasileiros estão precisando prestar muita atenção na declaração do Imposto de Renda (IR), que se encontra na fase mais importante de reunir os documentos necessários. É imprescindível estar ciente das alterações nas regras e incluir todas as operações bancárias, inclusive aquelas realizadas pelo meio de pagamento PIX, para evitar problemas com a malha fina.

A Receita Federal está monitorando todas as transações realizadas, principalmente as feitas pelo PIX, pois esse meio de pagamento é muito popular no Brasil. Por essa razão, não deve ser esquecido ao realizar a declaração do Imposto de Renda.

A fim de evitar equívocos na declaração, o contribuinte deve prestar atenção aos detalhes e não deixar nada de fora, mesmo que esse ano tenha a declaração pré-preenchida, o que agiliza o processo. É fundamental preencher todos os campos concernentes ao PIX na declaração, caso contrário, há possibilidade de cair na malha fina.

Importante salientar que a declaração de pessoa física é diferente da pessoa jurídica, portanto é imperativo conferir se todos os detalhes foram inseridos corretamente. No caso específico do PIX, é preciso indicar todas as operações bancárias realizadas. Além disso, quem optar por receber a restituição por esse meio de pagamento pode receber nos primeiros lotes, logo depois dos grupos prioritários.

Outro ponto relevante é que a única chave PIX aceita pela Receita Federal é o CPF, e se o contribuinte estiver interessado em receber a restituição por esse meio de pagamento, basta informar na aba “Imposto a Pagar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: