Conheça os 10 veículos mais roubados e furtados no Brasil e confira se o seu é um deles
Palavras-chaves: Automóveis, furtados, roubados, veículos
No Brasil, um dos índices de criminalidade que mais assusta a população é o número de carros roubados e furtados. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), são furtados ou roubados, em média, 64 carros por hora no país. Dentre todos os modelos, existem alguns que são mais visados pelos assaltantes.
De acordo com os dados divulgados, o país registra milhares de ocorrências de furto e roubo de veículos todos os anos, principalmente nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Especialistas afirmam que o aumento no número de desmanches favorece a prática desses crimes, já que os carros roubados são levados para serem desmontados e as peças são comercializadas de forma clandestina.
Por conta disso, muitos dos carros mais populares no momento da compra também são os que possuem o maior número de roubos e furtos registrados. Isso ocorre porque o número de unidades desses modelos no Brasil está relacionado à demanda por peças de reposição.
Entre os dez carros mais visados pelos assaltantes brasileiros, estão: Volkswagen Gol, Fiat Uno, Chevrolet Onix, Ford Ka, Chevrolet Corsa, Hyundai HB20, Fiat Palio, Volkswagen Fox, Toyota Hilux e Chevrolet Prisma. Alguns desses modelos, dependendo do ano de fabricação, possuem seguros bem caros em função da preferência dos criminosos.
Independentemente do modelo do seu carro, é importante mantê-lo estacionado em um local seguro e contratar uma seguradora para evitar prejuízos. Ladrões dificilmente devolvem carros roubados sem danos, e muitas vezes os veículos nem são encontrados. Por isso, a prevenção é sempre a melhor solução.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: