1,5 milhões de famílias receberão antenas parabólicas gratuitamente.
Palavras-chaves: 5G, antenas, famílias, gratuitamente, milhões, parabólicas, receberão
5G: Governo oferece kits de antenas gratuitos para população
Com a expansão do 5G em todo o país, a Anatel precisou acelerar o seu programa que oferece kits de antenas gratuitos para a população. Se você está inscrito no CadÚnico e tem uma antena parabólica antiga em sua casa, saiba que o kit de antena e instalação do novo modelo são ofertados de forma completamente gratuita pelo Governo Federal.
O programa Siga Antenado está em sua terceira fase, cujo intuito é atender mais de 1,5 milhões de famílias em 439 municípios. No estado de São Paulo, serão 163 novas cidades contempladas, incluindo São José do Rio Preto, Bauru, Americana, Jundiaí, Piracicaba e Araraquara. Santa Catarina também será contemplado com os kits, atingindo 36 municípios, incluindo Balneário Camboriú, Criciúma e Blumenau. Em terceiro lugar, está o Paraná e as suas 33 cidades contempladas, incluindo Maringá e Cascavel.
Mas afinal, por que é preciso trocar a antena? A mudança das antenas antigas para as pequenas parabólicas é necessária devido à rede 5G utilizar a mesma frequência. Isso quer dizer que ambas se instauram na faixa de 3,5 GHz, conhecida como banda C. Como consequência, o 5G pode acabar interferindo no sinal da televisão, gerando interferências ou perda total da imagem dos canais, visto que o seu sinal é mais forte.
Sendo assim, para que todos os brasileiros continuem tendo acesso ao sinal de televisão, as transmissões dos canais estão migrando da banda C para a banda Ku. Além de não interferir no sinal da 5G, a mudança também gera melhorias na qualidade de imagem, que passa a ser um sinal digital. Claro, essa alteração só será percebida por quem tiver um receptor digital e uma mini parabólica que consiga captar o sinal.
A troca de banda também possibilita acesso a outros canais, como a CNN e as afiliadas da Band, bem como as afiliadas do SBT. No caso das 17 afiliadas da TV Globo, o sinal continuará sendo transmitido nas duas bandas.
É importante ressaltar que, caso alguém não tenha direito ao kit antena do Governo Federal, será preciso preparar o bolso para conseguir fazer a mudança. Em um levantamento realizado, o valor médio a ser investido por conta própria pelo kit com receptor digital e mini parabólica é de R$ 520.
A expansão do 5G no Brasil é uma corrida que está movimentando o mercado e as operadoras de telefonia móvel. As primeiras a oferecerem o serviço foram a Claro, TIM e Vivo. A Oi, por sua vez, pretende lançar o 5G ainda em 2021.
De acordo com a Anatel, além de aumentar a velocidade de internet, o 5G terá outras aplicações, como as chamadas cidades inteligentes, em que os carros terão comunicação entre si e com a infraestrutura das cidades. A tecnologia também poderá ser usada em áreas como saúde, educação e segurança pública.
A chegada do 5G ao Brasil reflete a constante evolução tecnológica do país, trazendo mudanças significativas na forma como nos comunicamos, trabalhamos e vivemos. A oferta de kits de antenas gratuitos é uma forma do Governo assegurar que a população continue tendo acesso à televisão, mesmo com a expansão do 5G.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: