Reformulação: Luiza Trajano faz declaração controversa sobre taxas de JUROS.
Palavras-chaves: controversa, declaração, faz, juros, Luiza, Luiza Trajano, Reformulação, sobre, taxas, Trajano
Luiza Trajano, a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, mais uma vez chamou atenção para a taxa de juros do Brasil durante a sua participação no South Summit, em Porto Alegre. Ela questionou a plateia: “Onde já se viu o juro estar a 13,75%? Eu estou gritando em tudo quanto é lugar, não tem cabimento”. Trajano apontou que o alto índice de juros é uma medida necessária apenas quando há excesso de consumo no país e que, atualmente, não há exatamente este cenário.
Em março, o Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano em sua última reunião, ainda que houvesse pressão do governo para diminuir a taxa. Durante o evento, Trajano questionou publicamente a necessidade de juros altos quando não há excesso de consumo no país.
Além disso, a empresária abordou a competição com gigantes chinesas do comércio eletrônico, alegando que não é possível competir com elas porque pagam menos impostos no Brasil. “Não tem o que se diferenciar quando você paga 37% de imposto e o outro não paga, né? A gente fala que não pagar imposto é um negócio da China”, pontuou.
A discussão sobre a isenção de impostos para empresas chegou recentemente ao governo e ao IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), que tem Trajano como conselheira. Ela afirmou que o instituto está trabalhando para conscientizar o consumidor de que a competição é desigual e que eles precisam ter a mesma vantagem que as empresas estrangeiras.
Luiza Trajano também defendeu a inclusão e a oportunidade igual para todos. Ela destacou o programa de trainees do Magazine Luiza voltado exclusivamente para candidatos negros e afirmou que o grupo teve um alto nível técnico. A inclusão, segundo ela, é fundamental para que o país cresça.
A empresária ainda ressaltou nunca ter sido filiada a partidos políticos, mas acreditar ter uma vida política. Ela citou o grupo Mulheres do Brasil, do qual faz parte, como um grupo político de mulheres. Recentemente, Trajano aceitou convite para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo federal.
Luiza Trajano é uma das mulheres mais poderosas do Brasil, com um patrimônio líquido estimado em mais de US$ 5 bilhões, de acordo com a Forbes. Ela lidera o Magazine Luiza, uma empresa de varejo que conseguiu resistir aos efeitos econômicos da pandemia e apresentou um forte crescimento em 2021.
Sobre Luiza Trajano
Nascida em Franca, interior de São Paulo, em 1951, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues é uma empresária brasileira. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Franca e administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.
Trajano fundou, em 1957, ao lado do tio, Luiz Trajano Donato, a loja A Cristaleira, em Franca. Anos depois, a loja ampliou seus negócios, transformando-se em Magazine Luiza e expandindo para outras cidades do estado de São Paulo.
Em 2013, Trajano foi eleita a empreendedora do ano pela Ernst & Young Terco. Além disso, recebeu o prêmio Vida e Obra do Fórum de Liderança Feminina. Trajano já foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Franca e da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
Ainda hoje, é considerada uma das principais empresárias brasileiras, à frente do setor de comércio varejista, com operações em todo o país. No ano de 2021, Luiza Trajano também aceitou a presidência do Grupo Mulheres do Brasil, um movimento nacional de lideranças femininas.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: