×

Governo estuda programa de renovação da frota de veículos no Brasil

O Governo Federal está estudando a possibilidade de criar um programa para a renovação de toda a frota de veículos do Brasil. O projeto pretende retirar de circulação os carros mais velhos e poluentes e, consequentemente, favorecer o meio ambiente.

Segundo declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, uma equipe foi montada para analisar a proposta apresentada pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin. Caso o projeto seja implementado, os proprietários de carros antigos serão indenizados. O dinheiro não sairia dos cofres do governo, mas de um fundo abastecido com recursos pagos por petroleiras.

A proposta visa promover uma transição ecológica, retirando de circulação os carros mais antigos e poluentes. Para que a frota seja renovada em benefício do meio ambiente, os proprietários desses automóveis receberiam uma indenização.

O projeto seria uma ampliação do programa Renovar, aprovado em 2022 pelo governo. Por meio desse programa, a população proprietária de caminhões, assim como outros veículos de transporte com mais de 30 anos de fabricação, poderiam substituí-los por novos veículos. Este também é um programa custeado pelas petroleiras.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que administra a iniciativa, promete pagar o valor de mercado pelo automóvel. A ideia é incentivar a troca e a aquisição de carros novos.

Como os objetivos dos programas são similares, o novo projeto pretende ampliar a ideia para incluir os carros antigos de passeio que não atendam aos parâmetros técnicos de rodagem ou que tenham mais de 30 anos de fabricação.

Com a renovação da frota, espera-se uma redução na emissão de gases poluentes, diminuição da poluição sonora nas cidades e a melhoria da qualidade do ar.

A iniciativa é vista como uma alternativa interessante para incentivar a troca de carros antigos por modelos mais novos e com tecnologia mais avançada e menos poluentes. Para os proprietários de veículos antigos, a indenização oferecida pode ser um grande estímulo para adquirir um novo automóvel.

Segundo cálculos iniciais, a troca de carros antigos por modelos mais novos pode gerar uma economia, a longo prazo, de até 60% em gastos com combustível. Além disso, a redução na quantidade de carros poluentes circulando representa um grande benefício para a saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

O projeto ainda não tem data para ser implementado, mas caso seja concretizado, pode gerar grandes benefícios para a sociedade em geral. A permuta dos veículos antigos por novos modelos pode ser vista como uma oportunidade para adquirir um carro mais moderno e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente.

Em tempos em que a preocupação ambiental cresce cada vez mais, alternativas como essa são importantes para incentivar práticas mais sustentáveis e contribuir para um futuro mais limpo e saudável para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: