Tupperware Brands admite dificuldades financeiras e enfrenta risco de falência
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A Tupperware Brands, Empresa conhecida por fabricar potes de plástico, anunciou recentemente que existem “dúvidas substanciais” sobre sua capacidade de continuar operando. A situação financeira da empresa está tão complicada que pode até levá-la à falência.
O comunicado oficial divulgado pela empresa informa sobre problemas de crédito, e até mesmo uma notificação da Bolsa de Valores de Nova York indicando possível cancelamento de registro. Os problemas com crédito estão relacionados ao fato de que a Tupperware perdeu a liquidez em um curto prazo, o que pode fazer com que ela deixe de cumprir cláusulas de contratos de crédito. Isso ocorreu porque a marca fechou três contratos de crédito em 2021 com vencimento na metade de 2025.
Os contratos passarão por revisão no início deste ano e, assim, parte do crédito rotativo foi convertida em empréstimo a prazo de US$ 200 milhões, reduzindo os recursos da linha rotativa. No entanto, a empresa sinalizou que pode descumprir cláusulas, o que a tornaria inadimplente diante deste cenário desafiador.
A Tupperware está trabalhando em um plano de reestruturação, além de avaliar possíveis vendas, alienações ou arrendamentos de seus imóveis para tentar monetizar seus ativos. De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, caso ela não consiga negociar ou não tenha recursos suficientes, será necessário modificar suas operações e reduzir gastos a um nível sustentável.
Se as contas não se equilibrarem, o próximo passo seria o encerramento total de suas atividades. Além disso, a Bolsa de Valores emitiu uma notificação indicando que a Tupperware não está em conformidade com as normas de listagem. Por isso, ela pode ter seu registro cancelado na bolsa de Valores de Nova York.
A notificação indica que a falta de conformidade ocorreu porque a empresa não publicou o relatório anual de 2022 junto à Comissão de Valores Mobiliários norte-americana. A partir daí, a Tupperware tem até seis meses para regularizar a situação, podendo ter o prazo estendido por mais seis meses.
Essas notícias fizeram com que as ações da companhia recuassem mais de 48% na última segunda-feira, dia 10, o que preocupa seus investidores.
A Tupperware foi criada há mais de 50 anos pelo fundador Earl Tupper, um químico e empresário que criou moldes com vedação hermética para recipientes de plástico. No Brasil, o produto foi introduzido em 1976 e atualmente os recipientes vendidos pela empresa têm fabricação no Rio de Janeiro.
Apesar de ser conhecida por seus potes de plástico, a dificuldade financeira da Tupperware não é uma questão isolada. Algumas outras empresas já passaram por dificuldades semelhantes.
No Brasil, a Amaro, uma empresa de moda fashion e luxo, anunciou recentemente que está abrindo falência por conta de suas dívidas, na ordem de R$ 244,5 milhões. Em outros países, a American Apparel, marca de vestuário, também teve seus momentos de dificuldade financeira. A marca chegou a entrar em falência em 2015, mas foi comprada e está em processo de reestruturação.
No entanto, existe a possibilidade de que a Tupperware consiga dar a volta por cima. A reestruturação e a venda de ativos poderão ajudar a empresa a se recuperar financeiramente e evitar a falência. É importante ressaltar que qualquer que seja o resultado, a Tupperware deixou uma marca na história por seu produto simples, mas eficiente, que ganhou a preferência de muitas donas de casa ao redor do mundo.
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