×

Como consultar pendências na declaração do Imposto de Renda

Fique atento à sua Declaração de Imposto de Renda

O Imposto de Renda é um assunto que preocupa muitos brasileiros nesta época do ano, especialmente aqueles que têm direito a restituição. Embora o prazo para a entrega da declaração se estenda até o final de maio, muitas pessoas já enviaram a documentação para a Receita Federal e aguardam ansiosamente pela restituição.

No entanto, é importante lembrar que se a declaração tiver inconsistências, ela não será processada. Portanto, é fundamental verificar se há alguma pendência a ser resolvida o quanto antes, para garantir a restituição no menor prazo possível.

Para conferir se a sua declaração está em conformidade ou se há alguma pendência a ser resolvida, é necessário acessar o portal eCAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). A seguir, confira o passo a passo para realizar a verificação:

1. Criar um código de acesso ou uma conta gov.br;

2. O acesso ao portal se dá por meio de uma conta gov.br ou a partir da criação de um código de acesso. A primeira opção reúne o acesso a vários serviços do governo federal, como, por exemplo, carteira de trabalho digital e INSS;

3. Acessar o “Meu Imposto de Renda”;

4. Por lá, é possível ter acesso a todas as informações relativas às declarações entregues nos últimos anos;

5. Clicar em “Extrato da Declaração”;

6. Dentro do menu, é possível observar a situação de todas as declarações entregues e o status de cada uma. Clicar em “Pendências de Malha” para conferir se há alguma inconsistência na declaração.

Caso haja pendências na declaração, é preciso observar se:

1. Há erro ou omissão: se a pendência envolver erro ou omissão de informações no preenchimento da declaração, é preciso retificar o documento;

2. Não há erro: neste caso, é necessário apresentar os documentos comprobatórios das informações presentes do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) a partir do ano seguinte ao do exercício da declaração.

É importante lembrar que qualquer correção só pode ocorrer antes da intimação da Receita Federal.

Portanto, fique atento à sua declaração de Imposto de Renda e verifique se há alguma pendência a ser resolvida. Dessa forma, você garante a restituição no menor prazo possível e evita o pagamento de multas e juros.

Além disso, é sempre importante manter a documentação em dia e organizada para facilitar o processo de declaração anual do Imposto de Renda. Lembre-se de que essa é uma obrigação fiscal e não fazer a declaração pode acarretar em problemas com a Receita Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: