Entenda quem pode sacar o PIS/Pasep em abril
Palavras-chaves: Calendário, PISPasep
Os programas de Integração Social (PIS) e Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foram criados pelo governo para integrar trabalhadores de setores públicos e privados e promover o desenvolvimento das empresas. A importância desses programas pode ser medida pelos valores distribuídos aos trabalhadores, que neste ano podem chegar ao montante de R$ 1.302.
A tabela com as datas de pagamento para os beneficiários do PIS e Pasep em 2021 foi divulgada em fevereiro. Por meio deste calendário, pode-se visualizar quem receberá o benefício ao longo do ano. Os trabalhadores do setor privado nascidos em maio e junho receberão o benefício em abril deste ano. Já para o Pasep, o repasse será para aqueles que são servidores públicos e possuem a inscrição com a sequência final de número 2 ou 3.
O objetivo dos programas de PIS e Pasep vai além da distribuição do dinheiro aos trabalhadores – eles também têm a função de redistribuir a renda para os indivíduos que contribuíram ao longo da sua vida profissional. Esses dois programas devem ser considerados independentes, apesar de terem características parecidas.
Para receber o benefício de um salário mínimo, que é ajustado anualmente, é necessário que o trabalhador tenha contribuído durante os 12 meses do ano-base do benefício. O valor deste ano é de R$ 1.302. Importante destacar que não se trata do mesmo benefício; o PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal e o Pasep do Banco do Brasil.
Para ter acesso a estes valores, os trabalhadores precisam estar atentos e procurar pelos serviços financeiros correspondentes, de acordo com o tipo de benefício ao qual têm direito. É fundamental que os beneficiários cumpram os critérios para ter direito ao benefício.
O primeiro requisito para receber os benefícios PIS/Pasep é ter o cadastro ativo no programa, que deve estar ativo há pelo menos cinco anos. Caso contrário, o trabalhador não terá acesso ao valor. Além disso, os trabalhadores do setor privado precisam ter trabalhado pelo período mínimo de 30 dias durante o ano-base. Esses dias não precisam ter sido consecutivos. Outro ponto importante é que os trabalhadores não podem ganhar mais que dois salários mínimos por mês.
Outro ponto importante é que as instituições financeiras responsáveis pelo pagamento aos beneficiários precisam ser procuradas pelos próprios trabalhadores. Logo, é importante que eles tenham ciência de quais instituições são responsáveis por cada benefício e busquem pelos canais de atendimento correspondentes.
Por fim, vale lembrar que o PIS/Pasep tem o papel de promover a integração dos trabalhadores de setores públicos e privados em prol do desenvolvimento das empresas. Além disso, é responsável por promover a redistribuição da renda para aqueles que contribuíram durante suas carreiras, democratizando o acesso ao dinheiro. Portanto, é importante que os trabalhadores fiquem atentos ao calendário e aos critérios para que possam acessar o benefício.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: