×

“Até quando poderei usar o antigo?”

A implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Brasil está avançando rapidamente. De acordo com dados do governo federal divulgados em fevereiro deste ano, já foram emitidos cerca de 200 mil documentos físicos e mais de 175 mil foram baixados no formato digital. O processo de implementação do novo RG está em pleno vapor.

Com o avanço da implementação, muitos brasileiros se perguntam até quando poderão usar a versão atual da identificação. A antiga carteira ganhou até mesmo uma data de expiração. Mas afinal, até quando ela poderá ser usada?

Segundo o governo, a troca é totalmente gratuita e obrigatória. Cada cidadão deverá substituir o documento antigo, visto que em breve ele será a única forma de identificação usada no Brasil.

O objetivo da implementação da CIN é aprimorar o sistema de identificação do País, tornando-o mais eficaz e seguro. Além disso, a nova carteira de identidade será equipada com tecnologias de ponta, como um QR Code e chip de identificação, tornando-a mais difícil de ser falsificada ou clonada.

Com a implementação da CIN, os brasileiros terão acesso a uma série de vantagens, como praticidade e mais segurança. Até o momento, cerca de 11 estados já estão preparados para emitir o novo documento. São eles: Acre; Alagoas; Goiás; Mato Grosso; Minas Gerais; Pernambuco; Piauí; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No entanto, em outras localidades, será preciso aguardar, uma vez que os órgãos expedidores ainda estão se adaptando ao padrão adotado. Eles têm até o dia 6 de novembro de 2023 para disponibilizar o serviço.

O prazo de validade da versão antiga segue até 28 de fevereiro de 2032. Cada pessoa contará com um prazo extenso para efetuar a mudança. O documento será impresso em papel e também terá uma versão digital. Pelo aplicativo Gov.br, o cidadão poderá acessar o modelo e usá-lo à vontade.

A implementação da CIN é um avanço importante para a segurança e a praticidade dos brasileiros. A nova carteira de identidade permitirá uma identificação mais segura e confiável, além de oferecer mais praticidade e comodidade para a população. É importante que os cidadãos fiquem atentos ao prazo de validade da versão antiga e efetuem a mudança o quanto antes, para estarem preparados para as mudanças que virão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: