BNDES anuncia nova linha de crédito para MEIs, micro, pequenas e médias empresas.
Palavras-chaves: anuncia, BNDES, crédito, empresas, linha, médias, MEIs, micro, Nova, Pará, pequenas
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira, 17, o lançamento de duas novas linhas de crédito em parceria com o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI PEAC). Uma delas é destinada ao setor agrícola e a outra é voltada para microempreendedores individuais (MEI), micro, pequenas e médias empresas.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, enfatizou que a iniciativa visa garantir riscos para os solicitantes e que as linhas não afetarão o Tesouro, pois as taxas serão ajustadas pela Taxa de Longo Prazo (TLP).
A nova linha de crédito para o setor agrícola, que totaliza R$ 9,3 bilhões, será destinada ao financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas em dólar. A medida é vista como uma tentativa do BNDES de buscar novos caminhos para fornecer crédito em um momento em que o setor agropecuário está sendo questionado pela comunidade internacional sobre o desmatamento no país.
A segunda linha de crédito anunciada pelo BNDES, que totaliza R$ 21 bilhões, também é voltada para exportadores, com foco na indústria e em serviços. Os recursos serão repassados para 70 instituições financeiras parceiras, tendo como principal vantagem o BNDES garantindo até 80% do risco da operação.
“Como a gente garante o risco, ajudamos a diminuir a crise de confiança para que empresários possam ter mais crédito e capacidade de investimentos”, comentou Mercadante.
O anúncio contou com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o assessor especial da Agricultura, Carlos Ernesto Augustin, o diretor financeiro e de crédito digital para micro, pequenas e médias empresas do BNDES, Alexandre Abreu, o diretor de crédito à infraestrutura e ex-ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e o secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura, Luiz Rodrigues. Fávaro, que está em Londres, na Inglaterra, participou do evento de forma virtual.
A pandemia do novo coronavírus agravou a situação financeira de muitas empresas e o BNDES tem trabalhado para encontrar soluções que forneçam crédito de forma segura e eficiente. As novas linhas anunciadas hoje são uma tentativa de atender às necessidades de diferentes setores.
O BNDES tem se esforçado em fornecer linhas de crédito com taxas de juros competitivas e prazos mais longos, para que os empreendedores possam investir e expandir seus negócios. Com as novas linhas anunciadas hoje, o banco espera ajudar ainda mais empresas em um momento em que a economia ainda enfrenta desafios decorrentes da pandemia.
Em resumo, o BNDES anunciou hoje duas novas linhas de crédito em parceria com o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI PEAC). Uma delas é destinada ao setor agrícola e a outra é voltada para microempreendedores individuais (MEI), micro, pequenas e médias empresas. As novas linhas buscam fornecer crédito de forma segura e eficiente em um momento em que a pandemia do novo coronavírus agravou a situação financeira de muitas empresas. O BNDES tem se esforçado em fornecer linhas de crédito com taxas de juros competitivas e prazos mais longos, para que os empreendedores possam investir e expandir seus negócios.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: