Será que o seu estado já emite o novo RG Digital? Confira a lista de estados que oferecem o serviço completo.
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O Governo Federal anunciou a criação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento com um padrão unificado de emissão e modelo para os 27 órgãos responsáveis pela emissão de identidade em todo o país. A medida tem como objetivo reduzir as fraudes de identificação e, atualmente, está em processo de implementação em todo o território nacional.
A nova versão da carteira de identidade conta com elementos de segurança aprimorados, incluindo um QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada para facilitar a checagem pela Forças de Segurança Pública e todos os balcões públicos e privados. Outra novidade é a inclusão de um documento digital, que pode ser acessado através do aplicativo Gov.br.
No entanto, o prazo inicial para a emissão do novo documento em todo o país, previsto para o início de março deste ano, não foi alcançado pela maioria dos estados. Até o momento, somente quatro estados já estão emitindo a nova versão: Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina.
Os demais 23 estados, assim como o Distrito Federal, ainda estão em processo de adaptação para a emissão do novo RG. Como as mudanças ainda estão em fase de testes ou sendo implementadas, o governo decidiu prorrogar o prazo para o dia 6 de novembro de 2023.
Atualmente, dez unidades da federação estão emitindo a nova versão da carteira de identidade, mas a emissão é restrita a uma parte da população e alguns lugares específicos. São eles: Minas Gerais; Goiás; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
O governo irá prestar apoio para garantir que todos os estados cumpram o novo prazo determinado. Enquanto isso, as unidades continuarão a disponibilizar os RGs da versão anterior para situações em que a pessoa precise da primeira ou segunda via.
A nova versão da carteira de identidade reunirá informações importantes, como CPF, nacionalidade, tipo sanguíneo e dados sobre doações de órgãos. Também estarão presentes no modelo atual, informações como nome, nome dos pais (se houver), órgão expedidor, local e data de emissão e assinatura.
A implementação da Carteira de Identidade Nacional é uma medida importante para garantir a segurança das informações pessoais dos cidadãos. Com um padrão unificado de emissão e modelo para todos os estados, será possível reduzir as fraudes e garantir a autenticidade dos documentos de identificação. A medida é uma forma de garantir mais segurança e tranquilidade para a população e deve ser amplamente divulgada e incentivada em todo o país.
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