“Tupperware enfrenta desafios e ações caem na bolsa de valores: risco de falência?”
Palavras-chaves: ações, Bolsa, caem, desafios, enfrenta, falência, risco, tupperware, valores
A tradicional fabricante de potes plásticos reutilizáveis, Tupperware, pode estar prestes a fechar suas portas. Em um comunicado à imprensa na última sexta-feira (07), a empresa alertou ao mercado que pode não ter recursos financeiros suficientes para continuar operando. A situação, segundo a companhia, é uma combinação de um cenário econômico desafiador e aumento nas despesas com empréstimos.
Fundada há quase 80 anos, a Tupperware é uma das marcas mais tradicionais do mercado brasileiro e internacional. A notícia de uma possível falência é um choque para grande parte dos consumidores, uma vez que a marca já faz parte do cotidiano dos brasileiros há muitas décadas. A empresa é conhecida não apenas por seus produtos, mas também por suas vendas diretas em casa, conhecidas por “reuniões Tupperware”.
De acordo com a declaração do CEO Miguel Fernandez, a Tupperware está buscando financiamento adicional e tomando medidas imediatas para buscar resolver sua situação financeira. A empresa afirmou que um plano de reestruturação de negócios está sendo elaborado por consultores financeiros e que segue em busca de financiamentos junto a potenciais investidores para conseguir manter a operação.
Outra medida que a empresa vem adotando é a revisão de seu portfólio de imóveis, a fim de realizar eventuais vendas, alienações ou arrendamentos e arrecadar recursos por meio de seus ativos. Caso a Tupperware não consiga negociar com credores ou obter dinheiro suficiente para continuar em funcionamento, é possível que a empresa tenha que fazer alterações internas e cortar custos, o que também poderia colocar em risco as operações da empresa.
Após o anúncio de que pode estar próxima da falência, as ações da Tupperware despencaram na Bolsa de Valores de Nova York. Os papéis tiveram desvalorização superior a 8%, sendo negociados a US$ 1,24. Além disso, a empresa foi notificada por não apresentar seu relatório anual referente a 2022 à Comissão de Valores Mobiliários norte-americana. Se não divulgar o documento em até seis meses, ela pode perder seu registro na bolsa.
Diante desse cenário, a Tupperware precisará encontrar soluções rápidas para recuperar seu fluxo de caixa e manter suas atividades. Os consumidores e fãs da marca esperam que a reestruturação da empresa seja concluída com sucesso para que ela possa continuar oferecendo seus produtos e serviços no mercado brasileiro e internacional. Por ora, resta aguardar os próximos capítulos da história da empresa.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: