EXCLUSIVO. Comissão da UESC recomenda aulas a distância na pandemia
A comissão responsável por sugerir a readequação do calendário acadêmico de 2020 da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) apresentou ontem (13) relatório que recomenda o retorno das atividades da instituição com aulas a distância.
A recomendação leva em conta o estágio atual dos surtos de Covid-19 no território brasileiro. “Haja vista a elevação exponencial do número de casos em todo o país, é fundamental levarmos em consideração a imprevisibilidade do ciclo pandêmico e a impossibilidade de se definir, com segurança, o tempo necessário de distanciamento e isolamento social, evidenciando a relevância em discutirmos estratégias e possibilidades de ensino e aprendizagem durante o período de pandemia”, explica o relatório obtido pela reportagem do Ilhéus Comércio.
Após avaliar as informações sobre o curso da pandemia, “a Comissão deliberou por sugerir à Reitoria a opção de retorno das atividades de ensino, de forma totalmente remota e sem atividades presenciais, com matrícula opcional” para os estudantes.
O relatório também mostra o resultado da consulta à comunidade universitária, que obteve respostas de 4.300 estudantes sobre as condições para a realização das aulas a distância, como disponibilidade de internet. Conforme a pesquisa, 1,6% dos discentes da graduação não tem nenhum tipo de acesso à rede mundial. Acesse o documento completo.
Sem especificar datas, a comissão sugeriu que as aulas remotas comecem no segundo mês após o retorno das atividades.
A competência para decidir sobre as condições do retorno das atividades é do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), órgão consultivo e deliberativo da UESC.
UESC marca votação para definir novo calendário acadêmico | Ilhéus Comércio
15 de julho de 2020 at 13:08[…] Acesse o relatório aqui. […]
Vídeo: professores falam sobre aulas a distância na UESC e epidemia em Ilhéus | Ilhéus Comércio
29 de julho de 2020 at 17:54[…] Arturo e Elvis discutem o desafio que o levantamento das informações sobre os alunos impôs à comissão responsável pelo relatório, a começar pelas medidas de distanciamento social, que limitaram a pesquisa aos canais de comunicação a distância, sendo que um dos principais objetivos da pesquisa foi verificar a disponibilidade de acesso à internet entre os alunos. O Ilhéus Comércio divulgou o relatório em primeira mão. Acesse aqui. […]