Desvalorização de seminovos e usados no mercado automotivo brasileiro durante pandemia.
Palavras-chaves: automotivo, brasileiro, Carros Seminovos, Desvalorização, durante, mercado, pandemia, seminovos, usados
Desvalorização de carros seminovos e usados aumenta durante pandemia
A pandemia de Covid-19 tem afetado diversos setores da economia e um dos principais impactos tem sido no mercado automobilístico. Com o aumento dos preços dos carros novos, os modelos usados ou seminovos têm sido mais procurados, o que causou uma valorização desses veículos. Porém, recentemente, o mercado de revenda de carros tem passado por desvalorização, de acordo com um levantamento da KBB, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos.
O estudo apontou que, em março deste ano, os carros seminovos tiveram uma desvalorização de 1,13% e, os usados, uma média de 0,47%. A pesquisa considerou carros seminovos os com até três anos de uso e usados os com entre quatro e dez anos de uso. Somente os veículos do ano 2023 apresentaram um aumento discreto de 0,78% no mesmo período.
Essa desvalorização ocorre por diversos fatores que vão além da pandemia. A crise de abastecimento de componentes eletrônicos, por exemplo, tem afetado a produção de carros novos e tem levado muitas pessoas a optar por modelos usados ou seminovos. Além disso, o endividamento das famílias somado à alta taxa de juros no país têm influenciado negativamente o mercado.
Apesar disso, o setor automobilístico apresentou um crescimento de 5,4% na produção de veículos em 2020, em comparação com o ano anterior, segundo a Associação Nacional dos Fabricante de Veículos Automotores. Para este ano, a expectativa é de um aumento de 3% na produção.
Outro fator que tem influenciado a desvalorização dos carros é a mudança de comportamento dos consumidores. Com o aumento do trabalho remoto e a necessidade de evitar deslocamentos, muitas pessoas têm preferido não comprar um carro ou adiar a troca de veículo. Essa mudança na demanda tem levado a uma queda nos preços dos modelos mais procurados.
Vale lembrar que a compra de carros pode ser uma boa opção de investimento para quem procura uma forma de valorizar o dinheiro. É importante fazer uma pesquisa prévia de preços e escolher um modelo que atenda às suas necessidades e orçamento.
Apesar da desvalorização dos carros seminovos e usados, ainda é possível encontrar boas oportunidades no mercado. A dica é valorizar a manutenção e cuidados com o veículo para preservar seu valor de revenda e optar por modelos que são mais procurados pelos consumidores. Além disso, é possível negociar com os vendedores para obter descontos e condições mais favoráveis de pagamento.
Com a pandemia e seus impactos na economia, é preciso estar atento às mudanças e oportunidades do mercado automobilístico para fazer escolhas conscientes e inteligentes na hora de comprar um carro.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: