×

Governo divulgará nova taxa de juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam uma decisão importante sobre a nova taxa de juros do consignado para aposentados e pensionistas que será anunciada até a próxima sexta-feira, 24. A nova taxa virá após a redução do teto dos juros do empréstimo consignado do INSS de 2,14% para 1,70% ao mês, proposta pelo Ministério da Previdência, e recentemente aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

A medida não teria sido aprovada pela equipe econômica do governo ou acordada com os bancos, e as instituições financeiras suspenderam suas linhas de crédito sob a justificativa de que o novo percentual não cobre os custos com a operação. Bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco e outras instituições menores estão na lista.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) declarou que, “considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado”. Pressionado pela suspensão, o governo decidiu se reunir com representantes do setor para negociar uma nova taxa, que deve ficar acima de 1,70%, mas ainda abaixo de 2,14%.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, revelou que a nova taxa de juros do consignado deve ficar abaixo dos 2% e que a pasta vai buscar, ouvindo o mercado, ouvindo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, um número (taxa) que seja inferior a 2,14%, que é o que os bancos estavam praticando.

O Consignado É uma Opção Cada Vez Mais Utilizada pelos Aposentados e Pensionistas do INSS

O consignado é uma modalidade de crédito cada vez mais utilizada pelos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele utiliza o benefício do segurado como uma espécie de garantia do pagamento da dívida, tendo o valor das parcelas descontado pelo banco diretamente da aposentadoria ou pensão.

Isso reduz as chances de inadimplência e permite que os beneficiários do INSS consigam empréstimos com taxas de juros mais baixas, já que a garantia da dívida é mais segura para os bancos. Além disso, a modalidade de crédito tem prazos mais longos para pagamento, facilitando o orçamento do segurado.

Aposentados e Pensionistas do INSS Vão Receber R$ 1,37 Bilhão da Justiça

Recentemente, os aposentados e pensionistas do INSS receberam uma boa notícia. Eles vão receber uma indenização que soma mais de 1,37 bilhão de reais, referente a ações judiciais que foram movidas contra o INSS.

Essas ações eram referentes a revisões de benefícios previdenciários e tiveram a sua decisão final após o trânsito em julgado. O pagamento da indenização é referente aos atrasados dessas ações, que serão pagos de forma parcelada ao longo deste ano.

Os beneficiários devem consultar o site Meu INSS para saberem a data do pagamento da sua parcela. Para isso, basta informar os dados pessoais e acessar a área do extrato de pagamento de benefício.

Para quem precisar de mais informações sobre a indenização, a Central de Atendimento do INSS está disponível pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pelo site gov.br/inss/.

Os Bancos Alegam que o Novo Percentual Não Cobrirá Todos os Custos da Operação do Consignado

Desde que a redução do teto dos juros do empréstimo consignado foi anunciada, os bancos alegam que o novo percentual não cobrirá todos os custos da operação do consignado.

Considerando os altos custos de captação, os bancos afirmam que a eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado.

Diante da suspensão das linhas de crédito, o governo precisa encontrar um meio-termo para atender tanto aos segurados do INSS quanto aos bancos. Essa é uma situação delicada, já que o crédito consignado é uma modalidade importante para muitas pessoas que dependem da aposentadoria ou pensão para pagar as contas básicas do dia a dia.

A Nova Taxa de Juros Tem Implicações Diretas no Orçamento dos Segurados do INSS

A nova taxa de juros do consignado do INSS deve ser anunciada até a próxima sexta-feira, 24, e terá implicações diretas no orçamento dos segurados do INSS. Com a pandemia e a crise econômica, muitas pessoas estão mais endividadas do que antes.

O crédito consignado é uma opção interessante para quem precisa de crédito e não quer arriscar tomar empréstimos com taxas de juros mais altas. A modalidade garante o pagamento das parcelas e tem prazos mais longos de pagamento, além de juros mais baixos.

Com a nova taxa, pode ser que as parcelas aumentem ou diminuam, dependendo da negociação do governo com os bancos. Os segurados do INSS devem aguardar o anúncio oficial da nova taxa de juros e, em seguida, avaliar se vale a pena pegar o empréstimo consignado ou esperar por um momento mais favorável para o crédito.

O Momento é Delicado, mas É Possível Encontrar Soluções para Atender a Todos

O momento é delicado para todos: tanto para os segurados do INSS quanto para os bancos. É possível encontrar soluções que atendam aos interesses de ambas as partes, mas isso exige diálogo, negociação e flexibilidade.

A crise econômica e a pandemia trouxeram muitos desafios para as pessoas e para as empresas. É importante que todas as partes envolvidas busquem soluções que permitam a retomada econômica e que considerem as necessidades dos cidadãos e dos setores produtivos.

O crédito consignado é uma modalidade importante para muitas pessoas e pode ser uma alternativa interessante para quem precisa de crédito com juros baixos e prazos mais longos de pagamento. Com o diálogo e a negociação, é possível encontrar um caminho que atenda aos interesses de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: