Governo federal brasileiro taxa produtos importados, afetando sites como Shein e AliExpress.
Palavras-chaves: afetando, AliExpress, brasileiro, como, Federal, Governo, importados, produtos, SHEIN, sites, taxa
Desde o início do governo Bolsonaro, em 2019, tem sido notável uma posição mais rígida com relação às importações no Brasil. A lógica é a de que o país não pode deixar de arrecadar impostos vindos do comércio internacional, principalmente aquele que vem de países como a China, de onde costumam vir alguns dos produtos mais demandados pelos consumidores brasileiros.
Nesse sentido, a Receita Federal tem se empenhado em taxar produtos importados, incluindo aqueles vendidos em sites famosos que comercializam produtos chineses. Nomes como Shein, Shopee e AliExpress estão na lista de sites que serão afetados pelas novas medidas, que já estão gerando impacto para muitos consumidores.
O objetivo principal do governo é impedir que produtos entrem no país sem o pagamento do imposto devido. Comércios nacionais, por exemplo, não conseguem escapar das taxas. Não seria justo, portanto, que os estrangeiros tivessem isenção de impostos. Entretanto, muitos consumidores têm ficado preocupados com essas novas medidas, uma vez que diversos produtos foram parados na alfândega e taxados pelas autoridades. Em alguns casos, sequer vale a pena retirar o material, pois a cobrança é de até 60% a mais. Existem algumas mercadorias que, segundo especialistas, poderiam aumentar em até 90% o valor devido ao ICMS e ao IPI.
Em meio a tudo isso, muitos compradores querem saber como saber se sua encomenda foi taxada e o que fazer caso isso ocorra.
Como saber se a minha encomenda foi taxada?
Uma forma de saber se sua encomenda foi taxada é por meio do site dos Correios. Caso as informações indicarem “Aguardando pagamento”, isso implica que a mercadoria precisa ter uma taxa paga pelo comprador. Para verificar se a sua compra teve impostos adicionais, proceda conforme a seguir:
1 – Acesse o site dos Correios;
2 – Vá em “Minhas importações”;
3 – Selecione a encomenda e vá em “Situação”.
Se a informação constar “Fiscalização aduaneira finalizada”, significa que não há taxas extras, mas se constar “Aguardando pagamento”, é porque um valor terá de ser pago.
O que fazer se minha encomenda da Shein ou da Shopee for taxada?
Não há como fugir do pagamento da taxa, a qual pode ser feita através do próprio site dos Correios. O pagamento não pode ser feito via Pix, apenas por meio de boleto bancário.
Uma opção é recusar o objeto no site dos Correios e não pagar a taxa, porém a mercadoria também não será entregue. O mesmo acontecerá se o boleto de pagamento apenas for ignorado.
Além disso, é preciso conferir as regras das empresas com relação a reembolso, caso a compra não possa ser realizada devido ao não pagamento de taxas. É importante destacar também que, com a alta do câmbio no Brasil, muitos compradores têm optado por comprar produtos ainda assim devido aos preços mais acessíveis, mesmo sabendo que terão que pagar imposto.
Dessa forma, fica evidente que as novas medidas que visam garantir mais receita para o governo brasileiro estão tendo impacto no consumo de produtos importados. Enquanto alguns consumidores se preocupam com o aumento dos preços, muitos outros ainda seguem na busca por alternativas para adquirir itens a preços acessíveis. A única certeza, por enquanto, é que é preciso aguardar para saber qual será o real impacto dessas novas medidas no longo prazo e como elas afetarão o comércio internacional. Enquanto isso, cabe aos compradores se informarem e estarem atentos às novas regras.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: