Novas regras do PIX incluem possibilidade de cobranças para alguns usuários
Palavras-chaves: alguns, banco central, cobranças, incluem, Novas, Pará, pix, possibilidade, regras, usuários
O Banco Central do Brasil aprovou novas regras para o PIX, um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros. A resolução, aprovada no começo deste ano, alterou os limites de transferência e horário noturno e pode gerar cobranças para alguns usuários do sistema.
Criado em 2020, o PIX se tornou muito popular entre os brasileiros por ser um método de pagamento instantâneo e seguro. De acordo com a Associação Brasileira de Bancos (Febraban), foram realizadas 26 bilhões de transações e movimentados R$ 12,9 trilhões até setembro de 2022.
Até então, a gratuidade do PIX era um benefício para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs) e empreendedores individuais (EI). No entanto, com as novas regras definidas pelo Banco Central, algumas dessas pessoas podem ter que pagar taxas pelo uso do modelo de pagamento em determinadas situações.
A previsão de cobrança é para quando o cliente receber mais de 30 transferências em um mês, realizar transferências por meio de QR Code dinâmico, receber transferências de pessoas jurídicas via QR Code ou receber dinheiro em uma conta exclusiva para uso comercial. Cada banco pode cobrar um valor, ou decidir por não cobrar nada, por isso é importante consultar a tabela válida para a sua instituição bancária.
Apesar dessas mudanças, o PIX ainda continua sendo uma opção de pagamento rápida e segura, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
No entanto, é importante estar atento a possíveis golpes que podem acontecer quando se utiliza o PIX. Em outro artigo do Edital Concursos Brasil, foram listados 6 golpes comuns que os usuários devem ficar atentos para evitar perder dinheiro.
Entre os golpes estão a clonagem do número de telefone e a criação de páginas falsas com cobranças ou práticas que parecem legítimas. Por isso, é fundamental verificar sempre as informações antes de realizar uma transação e consultar fontes confiáveis.
Embora seja importante estar ciente desses riscos, o PIX segue sendo uma ferramenta valiosa para os brasileiros na hora de realizar transações. Além de ser uma forma de pagamento rápida e segura, a sua popularidade tem contribuído para a modernização do sistema financeiro no país.
Assim, mesmo com a possibilidade de cobranças em algumas situações, o PIX continua sendo uma opção vantajosa para quem busca praticidade e segurança na hora de realizar transações financeiras. Vale lembrar, no entanto, de sempre ficar atento às mudanças nas regras do sistema e às orientações de segurança para evitar possíveis golpes e prejuízos.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: