×

Ovos de Páscoa estão até 35% mais caros em 2023: pesquisadores investigam razões por trás do aumento.

Os ovos de Páscoa estão cada vez mais caros no Brasil, segundo pesquisas realizadas por diversas empresas do ramo de varejo. Com aumento médio de 35% em comparação ao ano anterior, a alta se deve a diversos fatores, como a inflação, o aumento no preço do açúcar, cacau, leite e outros insumos, além do encarecimento do chocolate, principal ingrediente para a produção dos ovos.

A pandemia também teve seu papel no aumento de preços dos ovos de Páscoa. Em entrevista à imprensa, Luiza Zacharias – diretora da Horus Inteligência de Mercado – afirmou que “neste ano, a pandemia está totalmente afastada da nossa vida, bem diferente dos anos anteriores, em que a Páscoa foi mais reprimida por conta da questão da pandemia”.

A pesquisa considerou os preços dos ovos de Páscoa nos supermercados, atacarejos e pequenas lojas de varejo em todo o país, entre os dias 12 a 18 de março de 2023, comparando-os com os valores praticados entre 20 a 26 de março de 2022. Foram levados em consideração apenas os preços médios dos ovos encontrados nos estabelecimentos.

A crise econômica que o país vem enfrentando é um dos fatores que também contribuíram para o aumento nos preços dos ovos de Páscoa. Nos últimos meses, diversos insumos sofreram aumento e a menor oferta de produtos alimentícios no mercado gerou um aumento na inflação, tornando os preços dos produtos mais caros e diminuindo o poder de compra do consumidor.

Outro ponto que influenciou nos preços dos ovos de Páscoa foi o aumento nos custos de produção do chocolate, que chegou a ficar 13,9% mais caro nos últimos 12 meses, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Os preços dos ovos de Páscoa tiveram aumento nas principais marcas do mercado, avaliando os preços dos diferentes tamanhos. Algumas das marcas avaliadas pela pesquisa que tiveram aumento de preço foram Lacta, Kinder, KitKat, Prestígio, Arcor, Ferrero Rocher e Nestlé. Confira abaixo o aumento registrado em algumas das marcas apontadas pela pesquisa:

Valores dos ovos de Páscoa de 100g a 250g:
– Lacta: 26,6% (de R$ 46,27 para R$ 58,57);
– Kinder: 17,1% (de R$ 71,32 para R$ 83,51);
– KitKat: 14,5% (de R$ 43,05 para R$ 49,28);
– Prestígio: 14% (de R$ 41,3 para R$ 47,10);
– Arcor: 13,5% (de R$ 30,17 para R$ 34,26);
– Ferrero Rocher: 7% (de R$ 72,99 para R$ 78,12);
– Nestlé: 5,3% (de R$ 43,84 para R$ 46,17).

Valores dos ovos de Páscoa de 250g a 350g:
– Lacta: 35% (de R$ 42,65 para R$ 57,56);
– Diamante Negro: 34,5% (de R$ 44,11 para R$ 59,34);
– Bis: 31,6% (de R$ 43,58 para R$ 57,34);
– Talento: 11,3% (de R$ 51,23 para R$ 57,02);
– Alpino: 8% (de R$ 51,58 para R$ 55,72);
– KitKat: 7,1% (de R$ 51,53 para R$ 55,22).

A pesquisa apontou ainda que os ovos de Páscoa com maior valor agregado, como aqueles que trazem brindes ou outros produtos adicionais, tiveram um aumento de preço ainda maior. O mercado de chocolate no Brasil é um dos maiores do mundo e a Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para as vendas do setor.

Com os preços cada vez mais altos, muitos consumidores têm optado por comprar chocolate em barra ao invés de ovos de Páscoa para presentear amigos e familiares na data comemorativa. No entanto, comprar ovos de Páscoa tornou-se parte da tradição no país e muitas pessoas ainda preferem manter essa cultura mesmo com a alta nos preços.

Apesar do aumento nos preços dos ovos de Páscoa no Brasil, é importante lembrar que os ovos de chocolate são um item considerado supérfluo e que o consumo excessivo pode prejudicar a saúde. O ideal é consumir o chocolate com moderação e optar por produtos com menor teor de açúcar e gordura, que são mais saudáveis e menos calóricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: