×

Petrobras anuncia redução de 8,1% no preço do gás natural para distribuidoras

A Petrobras anunciou no início desta semana a redução média de 8,1% do preço do Gás Natural (GNV) vendido a distribuidoras a partir do início do próximo mês. O ajuste faz parte da atualização trimestral prevista nos contratos com as distribuidoras e reflete na variação do preço do combustível vinculado às oscilações do petróleo no mercado internacional. A atualização também considera outros fatores como taxa de câmbio e transporte via dutos.

Os dados da Petrobras referentes ao primeiro trimestre apontam que o petróleo teve queda de cerca de 8,7%, além disso, o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%. A expectativa é que haja uma atualização de aproximadamente 0,2% a partir do mês de maio deste ano, por conta da parcela de preço relacionada ao transporte de gás que sofre uma atualização anual, vinculada à variação do IGP-M.

Com tal atualização, a companhia afirma que o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras deverá acumular uma redução de aproximadamente 19% no ano. No entanto, é importante destacar que tal queda não está relacionada diretamente com o preço nas bombas.

Apesar da redução no valor do GNV para as distribuidoras, a Petrobras alerta sobre o preço ao consumidor final. A empresa alega que a redução na bomba não está sob o seu controle e, por isso, depende de outros fatores, como empresas do setor. Dentre eles está o portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como suas margens de lucro, além de tributos federais e estaduais.

Apesar da queda no preço do GNV, a Petrobras também alertou para o impacto do ICMS sobre os preços dos combustíveis, que tem sido motivo de preocupação para os consumidores. A instituição divulgou os valores do imposto que serão cobrados no estado de São Paulo a partir de maio, que variam para cada tipo de combustível. No caso do GNV, o ICMS será de 12%.

O ICMS é um dos tributos mais importantes para os estados brasileiros e representa, em média, um terço da arrecadação. No entanto, ele também tem sido alvo de críticas, já que é um imposto cumulativo, ou seja, incide sobre o valor já acrescido de todos os impostos anteriores. Além disso, ele pode ser diferente para cada estado e isso acaba gerando uma grande variação nos preços dos combustíveis em todo o país.

No entanto, mesmo com a redução no preço do GNV, a questão dos tributos ainda é um grande desafio para as empresas do setor, que precisam lidar com a concorrência e as flutuações de mercado. Apesar disso, a iniciativa da Petrobras em reduzir o preço do GNV pode beneficiar os consumidores, especialmente aqueles que possuem carros que rodem com este tipo de combustível.

De acordo com especialistas, o GNV é um combustível mais econômico e sustentável em relação à gasolina e etanol, por exemplo. Além disso, ele é menos poluente e pode gerar uma economia de até 50% para o motorista, o que pode ser uma opção interessante para aqueles que querem economizar na hora de abastecer o carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: