Restituição do Imposto de Renda 2022 para quem caiu na malha fina: saiba como receber
Palavras-chaves: caiu, como, consulta, fina, Imposto, malha, Pará, quem, receber, Renda, Restituição, saiba
É com grande expectativa que muitos brasileiros aguardam a liberação da restituição do Imposto de Renda. Ainda mais quando o assunto envolve aqueles que caíram na malha fina da Receita Federal e tiveram que acertar as pendências com o fisco no ano passado.
De acordo com informações divulgadas pelo órgão, nesta sexta-feira, 28, está prevista a liberação da restituição do Imposto de Renda de 2022 para aqueles que foram retidos na malha fina. Ao todo, 290,9 mil indivíduos terão direito aos créditos de um valor que supera R$ 344 milhões.
Desse montante, aproximadamente R$ 155,1 milhões serão destinados a cerca de 42 mil brasileiros com prioridade legal, contudo os outros 248,5 mil contribuintes não prioritários também serão contemplados.
É importante ressaltar que o termo “malha fina” é uma expressão popular de “malha fiscal do Imposto de Renda”, que é quando a Receita Federal identifica algum tipo de problema na declaração do contribuinte, como dados preenchidos de forma equivocada, rendimentos incompatíveis e principalmente alguma suspeita de fraude. Ao reconhecer a inconsistência, o órgão pode informar à pessoa para que ela tenha a chance de fazer uma correção.
Após acertar as pendências, em algumas situações, o cálculo final da declaração pode apresentar um valor de restituição, ou seja, o órgão faz a devolução ao contribuinte de valores pagos a mais.
Para verificar se a pessoa faz parte do grupo que tem quantias para receber, é importante buscar pelo campo “Consultar a Restituição”, que fica na área “Meu Imposto de Renda”, no site da Receita Federal. A página ressalta uma série de orientações, além dos canais de atendimento, para que cada brasileiro consulte a situação da sua declaração de maneira muito simples.
O valor pode ser sacado diretamente na conta bancária indicada no momento em que a declaração foi feita. Quem informou um PIX no documento também pode ser pago por meio dessa modalidade.
No entanto, é importante ressaltar que quem ainda não corrigiu as informações divergentes ou inconsistências de valores não receberá o pagamento no momento. Muitas pessoas só ficam cientes que há alguma pendência ao perceber que a restituição não foi depositada em sua conta.
Por essa razão, é relevante acompanhar a situação da declaração no site da Receita Federal. Caso a página esteja indicando algum erro nos dados declarados, é possível buscar pelo recurso de retificação.
O crédito fica disponível para o resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, a pessoa pode solicitar o valor no portal e-CAC, plataforma desenvolvida especialmente para atividades da Receita. A função de interesse fica no menu “Declarações e Demonstrativos”.
É importante ressaltar ainda que, neste ano, o prazo para envio da declaração de Imposto de Renda está chegando ao fim. Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para entregar a documentação. É bom lembrar que quem perder o prazo estará sujeito a uma série de penalidades.
Para quem ainda não enviou a declaração, é importante reunir a documentação necessária, acessar o site da Receita Federal e seguir as orientações. Além disso, é possível buscar por ajuda profissional a fim de evitar erros e inconsistências na documentação.
Por fim, é importante que cada brasileiro esteja atento a todos os detalhes envolvendo sua declaração e eventuais pendências com a Receita Federal. Acompanhar a situação da declaração e acertar as pendências o quanto antes pode evitar problemas futuros e possibilitar o recebimento da restituição do Imposto de Renda.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: