×

Restituição do Imposto de Renda: Lote Residual é Liberado pela Receita Federal

A Receita Federal anunciou nesta sexta-feira, 28, a liberação do lote residual da restituição do Imposto de Renda para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores, mas resolveram suas pendências. Os recursos também contemplam cidadãos que enviaram o documento em atraso. A consulta para descobrir se seu nome está na lista pode ser feita no site da Receita Federal, opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, é só clicar em “Consultar a Restituição” e informar o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração.

Os valores das devoluções referentes a abril de 2023 serão corrigidos em 11,66% e um total de 290.934 contribuintes receberão o montante de R$ 344,04 milhões. Dentro do valor mencionado, R$ 155,12 milhões são destinados a quem tem prioridade legal para recebimento da restituição.

Para os brasileiros que possuem prioridade legal para recebimento da restituição, o lote atual é composto por: idosos acima de 80 anos (3.647 contribuintes), idosos entre 60 e 79 anos (25.136 contribuintes), pessoas com deficiência ou moléstia grave (3.957 contribuintes), pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério (9.615 contribuintes) e não prioritários (248.579 contribuintes).

A Receita realiza o crédito do dinheiro diretamente na conta bancária ou chave Pix informada na declaração. Em caso de não recebimento, os valores ficam disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. Caso isso ocorra, é necessário reagendar o pagamento em um dos seguintes canais: portal BB, ou Central de Relacionamento BB, nos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800 7290001 (demais localidades) e 0800 729-088 (deficientes auditivos).

Para quem declarou o Imposto de Renda em 2023, a restituição começa no dia 31 de maio, que também é o prazo final para envio do documento. A liberação dos demais lotes da devolução está marcada para os dias 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro.

Este é um momento importante para os brasileiros que estavam em dívida com o Imposto de Renda e resolveram suas pendências. Ao ter suas declarações regularizadas, eles conseguem evitar problemas futuros com o Fisco e, ainda, aproveitar os recursos advindos dessa restituição.

Contudo, a regularização do Imposto de Renda é parte de um processo importante que todos os brasileiros deveriam exercer. Considerando que a declaração deve ser entregue todos os anos, é essencial que cada cidadão faça sua parte e esteja sempre em dia com suas obrigações fiscais.

Para mais informações sobre o imposto, a declaração e a restituição, acesse o site da Receita Federal e siga as instruções específicas para seu caso. É essencial manter-se informado e saber como cuidar corretamente de sua situação fiscal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: