Teto de juros para empréstimos consignados é ampliado pelo CNPS.
Palavras-chaves: ampliado, CNPS, consignado, consignados, empréstimos, juros, Pará, pelo, teto
O impasse entre bancos e governo em relação aos tetos de juros para empréstimos consignados parece ter chegado ao fim. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aumentou o teto de juros cobrado nos empréstimos consignados e nas operações do cartão consignado a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi bem recebida pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), que classificou a atualização como “importante”.
A ação do CNPS elevou o teto de juros dos empréstimos consignados para 1,97% e os do cartão consignado para 2,89%. Desde então, diversas instituições financeiras já anunciaram a retomada da oferta de crédito consignado.
Dezenas de instituições financeiras interromperam a oferta de crédito após a redução dos juros, que ocorreu sem diálogo com os bancos, há quase duas semanas. Até mesmo bancos públicos colocaram em suspensão as opções de consignados quando a taxa máxima caiu de 2,14% para 1,70%. No entanto, com os novos valores, a oferta de empréstimos mais acessíveis está novamente disponível.
A ABBC explica que as novas taxas permitem alcançar os objetivos do governo de fomentar o crédito no país, oferecendo alternativas de empréstimos mais acessíveis. Além disso, a Associação Brasileira de Bancos informa que o ajuste veio a partir de esforços conjuntos entre autoridades públicas e sistema financeiro, e levou em conta a estrutura de custos dos serviços.
Na prática, a decisão sobre o restabelecimento da oferta de crédito é individual: cada instituição financeira que suspendeu o serviço irá avaliar as novas possibilidades a partir dos novos tetos disponíveis.
A oferta de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas tem muita importância em relação ao acesso ao crédito. A modalidade é vantajosa, uma vez que possui menores taxas de juros, sendo direcionada especificamente aos beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Consequentemente, é possível afirmar que, com a retomada da oferta de empréstimos, muitos aposentados e pensionistas terão condições de honrar com seus compromissos financeiros, além de abrir a possibilidade de novas compras àqueles que pretendem realizar qualquer tipo de investimento.
Por fim, cabe destacar que a medida anunciada pelo CNPS poderá, além de fomentar o crédito, injetar dinheiro no mercado como um todo. É importante que as instituições financeiras avaliem os novos tetos e a possibilidade de retomada da oferta de crédito consignado, uma vez que isso pode ser benéfico para a economia como um todo.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: