Moradora de Ilhéus morre aos 43 anos de Covid-19
Palavras-chaves: coronavírus, covid-19, epidemia, pandemia, Prefeitura de Ilhéus, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB)
Uma mulher de 43 anos, moradora de Ilhéus, faleceu de Covid-19 num hospital privado da cidade, no último dia 30. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que registrou o óbito hoje (13), ela era obesa.
A obesidade é uma das comorbidades que aumentam o risco de complicações da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Clique aqui para acessar o boletim epidemiológico desta segunda-feira (13).
Segundo a Prefeitura de Ilhéus, até o momento 82 moradores da cidade perderam suas vidas para o vírus.
Comentário do site.
A confirmação de uma comorbidade não pode servir para naturalizar a morte de uma pessoa. Não afirmamos que seja essa a intenção da secretaria. Longe disso. A Sesab faz bem em informar esse dado, e o relatório da pasta poderia servir de exemplo para as prefeituras baianas.
O que criticamos é o uso dessa informação em discursos que tentam minimizar os impactos da pandemia, como se uma pessoa aos 43 anos, por ter diabetes, hipertensão ou obesidade, não tivesse uma vida longa pela frente, mesmo com cuidados especiais, se não fosse o contato com o vírus. Isso também vale para idosos que poderiam viver bem por muitos anos.
A equipe do Ilhéus Comércio presta solidariedade às famílias que perderam entes queridos nessa pandemia.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: