Nem só de praia vive o turismo: especialista aponta desafios para o setor em Ilhéus
Palavras-chaves: cultura, destinos turísticos, Entrevista, Fabíola Paes Leme, Ilhéus, turismo
Nessa segunda-feira, 27 de julho, entrevistamos a turismóloga Fabíola Paes Leme, mestre em cultura e turismo e sócia da Eixo 4 Soluções Inteligentes. Em pauta: os desafios para o desenvolvimento sustentável do turismo em Ilhéus.
Na entrevista, ela apresenta os principais aspectos de uma cidade que devem ser aperfeiçoados para estimular o setor turístico, desde as características elementares, como a infraestrutura básica, à formatação profissional das atrações turísticas do município. A análise da turismóloga destaca nesse processo o papel central do cuidado com o meio ambiente, tomando essa expressão em sentido amplo.
Também explica como um calendário anual de eventos pode ser um instrumento eficaz para diminuir o impacto da sazonalidade do fluxo de visitantes.
A identidade regional, segundo Leme, é outra dimensão importante para que as atrações não se resumam ao turismo de sol e praia. Não que faltem esses atributos naturais à Princesinha do Sul, o ponto é que a beleza não é tudo. Num litoral com tantas praias paradisíacas, como na Bahia, uma cidade precisa atrair visitantes de diversas formas.
A consultora afirma que as obras de Jorge Amado são muito lembradas pelas pessoas que escolhem Ilhéus como destino turístico, por outro lado, avalia que a cultura do município tem outros elementos e expoentes que não são divulgados nem lembrados.
A pedido do site Paes Lame também aborda o potencial que Ilhéus tem, por suas características naturais, para a retomada do turismo, ainda durante a pandemia de Covid-19. Assista.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: