Parceria com a UESC aponta novos rumos do Pontal Criativo
Palavras-chaves: Pontal Criativo, UESC
A professora Katianny Santana Gomes Estival abriu as portas da UESC para o movimento Pontal Criativo. Ela ministra a disciplina Empreendedorismo em Setores Tecnológicos no Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). A sua turma trabalha junto com os membros do coletivo pontalense para definir os novos rumos do projeto em Ilhéus.
Na reunião da última sexta-feira (7), o debate também teve a participação dos professores convidados Luiza Reis Teixeira e Raimundo Bonfim, ambos da Incubadora Baiana de Empreendimentos Solidários, e João Carlos de Pádua, coordenador do Epec.
As discussões giraram em torno dos anseios de melhores condições de trabalho e de desenvolvimento das atividades realizadas pelos profissionais ligados ao Pontal Criativo, sem perder de vista a realidade enfrentada por cada membro e as potencialidades do grupo.
Após uma breve apresentação da professora Katianny sobre os objetivos da disciplina e da atividade, a mestranda Diana Pereira Duarte apresentou as etapas desenvolvidas pelo grupo de estudantes que culminou na proposta de um Canvas Social, uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios.
Esse método também é denominado “Quadro de modelo de negócios”. Cada participante recebeu uma cópia desse quadro a fim de compreender de maneira mais simples, clara e objetiva a proposta apresentada pela turma do mestrado.
Os alunos puderam ainda praticar uma outra atividade que tem sido cada vez mais utilizada no mundo dos negócios com resultados efetivos e promissores. O World Café possibilita a participação de todos os envolvidos na reunião de forma sistemática, apresentando ideias diretas que ajudam a desenvolver a proposta apresentada inicialmente.
Após três rodadas de muito debate entre os grupos menores que se formaram, foi possível construir alguns painéis repletos de expectativas e necessidades dos profissionais que atuam no Pontal Criativo. Essas ideias sistematizadas irão auxiliar os mestrandos na última etapa dessa atividade, que é apresentar um Modelo de Negócio e um Plano de Ação para o Pontal Criativo.
O resultado final desse trabalho vai ser apresentado à comunidade do Pontal Criativo no dia 29 de julho, às 9 horas, na Cruzada do Bem em Ilhéus.
O trabalho de aplicação de métodos de empreendedorismo ao Pontal Criativo começou em 03 de junho, quando surgiu a proposta dos mestrandos aplicarem os seus conhecimentos numa atividade prática, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de um setor produtivo regional. Naquele primeiro encontro, membros do Pontal Criativo fizeram uma breve apresentação de suas principais atividades e falaram também sobre os desafios e objetivos do grupo.
Para os mestrandos, antes mesmo da conclusão do trabalho proposto, já foi possível identificar nos membros do Pontal Criativo a força de vontade em ajudar Ilhéus a se desenvolver por meio do trabalho artesanal e gastronômico voltado ao turismo. Ficaram evidentes também alguns desafios a serem enfrentados pelo grupo, já que ainda não possui um cronograma estabelecido de atividades nem estrutura física e de transporte para feiras itinerantes. Não há definição também dos locais onde essas feiras poderão ocorrer. Ajudar o Pontal Criativo a buscar maneiras seguras e eficazes de resolver essas e outras pendências é a missão final apresentada à turma do PROFNIT.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: