Reabertura do comércio: professor da UESC contesta estudo do Governo Marão
Palavras-chaves: covid-19, Doutor Zolacir Trindade de Oliveira Junior, Governo Marão, Prefeitura de Ilhéus
A reabertura de parte do comércio a partir desta quarta-feira (3) vai colocar a população de Ilhéus em maior risco de saúde pública, por causa da epidemia de Covid-19. A conclusão é do doutor Zolacir Trindade de Oliveira Junior, físico e professor da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz.
Ontem (2), 0 Blog do Gusmão publicou de forma exclusiva a análise por meio da qual o docente contesta o estudo que o Governo Marão apresentou para justificar a flexibilização das medidas de isolamento social.
Segundo o pesquisador, o estudo assinado pelo secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, vale-se de “dados diários e não os acumulados”, que são os apropriados para indicar a situação da curva de contágio do vírus. Ou seja, se ela está crescendo ou diminuindo.
Ao analisar os dados fornecidos pelo governo municipal, o professor concluiu que o novo coronavírus ainda espalha-se em velocidade exponencial entre os moradores de Ilhéus. Dessa forma, “pode-se concluir que não chegamos e sequer estamos próximos ao pico de infecção”.
Zolacir enfatiza que cessar as medidas de isolamento social agora “não é uma opção”. Afirmou isso depois de lembrar que ocupação das unidades de terapia intensiva contra a Covid-19 mantém-se alta.
O professor teve acesso ao estudo do Governo Marão em matéria veiculada pelo site Ilhéus Comércio. Veja aqui. Acesse a análise completa do físico no Blog do Gusmão.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail:
Covid-19: Ilhéus pode ter tido mortes por falta de UTIs, afirma promotor | Ilhéus Comércio
4 de junho de 2020 at 15:44[…] também cita a análise do doutor Zolacir Trindade de Oliveira Junior. Físico e docente da Universidade Estadual de Santa Cruz, Junior apontou equívocos do estudo que […]