UESC entrega ao Pontal Criativo, Projeto do Centro de Apoio Tecnológico ao artesanato
Palavras-chaves: Centro Tecnológio de Apoio ao Artesanato, Pontal Criativo, UESC
Em reunião realizada neste sábado 29 de julho, na sede da entidade Cruzada do Bem pelo Bem, foi entregue pela UESC à coordenação da Associação Cultural Pontal Criativo, o relatório final delineando o novo modelo de negócios da organização criativa, que deverá lastrear a implantação do projeto de um Centro de Apoio Tecnológico ao Artesanato, destinado a tornar o município de Ilhéus como referência em economia criativa, e que já tem o apoio de Vivaldo Mendonça, Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia.
Resultado da parceria entre os mestrandos da UESC em Transferência de Tecnologia e Inovação, sob a coordenação dos professores Katianne Estival e João Carlos de Pádua, e a Associação Cultural Pontal Criativo, o estudo foi elaborado mediante reuniões presenciais e on line, com o objetivo de auxiliar o Pontal Criativo a definir estratégias práticas de desenvolvimento sustentável por meio da Economia Criativa. Nesses encontros foram criados painéis com informações referentes às expectativas e necessidades dos profissionais que atuam no Pontal Criativo.
A visão da proposta final entregue tem como fundamento dotar o segmento de instrumentos importantes e eficazes para que Ilhéus se torne uma cidade criativa e uma referência em economia criativa na região e no estado da Bahia. Dentre as oportunidades vislumbradas a partir da instalação desse Centro de Apoio ao Artesanato (CATO), estão a abertura de mercados, fomento ao empreendedorismo, inclusão social, geração de emprego e renda, valorização da cultura regional, promoção de artistas regionais associados e atuação na inclusão social de mulheres, idosos e crianças.
Em breve, a coordenação do Pontal Criativo dará conhecimento do projeto CATO à comunidade, parceiros institucionais e autoridades.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: