Conselho recomenda que Mário revogue suspensão de adicionais a salários
Palavras-chaves: conselho municipal de saúde, Marão, prefeito Mário Alexandre (PSD), Prefeitura de Ilhéus, servidores de Ilhéus
O Conselho Municipal de Saúde emitiu recomendação para que o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), revogue a suspensão do direito dos servidores aos adicionais de: insalubridade, periculosidade e proteção.
O conselho informa que o governo municipal suspendeu esses direitos por meio da Portaria 182/2020, publicada no último dia 29.
O órgão de controle externo elenca leis nacionais que garantem as medidas contra a exposição dos trabalhadores a riscos e ambientes insalubres. Também argumenta contra o corte desses direitos por causa do afastamento dos servidores durante a pandemia de Covid-19, pois essa circunstância “é completamente alheia à vontade” dos trabalhadores.
O Governo Marão cortou os adicionais dos salários de maio, segundo pessoas ouvidas pelo Ilhéus Comércio sob a condição de sigilo da fonte.
Os vencimentos de muitos servidores foram reduzidos quase à metade. É o caso dos salva-vidas, que têm direito à “R$ 1.740” e receberam 700 reais a menos no último pagamento, afirmam as fontes.
A portaria citada também reduziu os salários do prefeito, dos secretários e dos funcionários comissionados. No entanto, para esses, a redução foi de 10%, muito menor do que a imposta à maioria dos trabalhadores.
Acesse aqui recomendação publicada ontem (8) no Diário Oficial do Município..
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: