×

“Dicas práticas para economizar dados móveis no celular”

Economize seus dados móveis: dicas para não ficar na mão

O pacote de internet já está no fim e você notou que ainda faltam muitos dias para ele ser renovado? Confira algumas dicas simples e práticas para economizar os dados móveis do seu celular a partir de agora.

1. Fique de olho no seu Wi-Fi

A primeira dica para economizar os dados móveis do celular parece algo bem tolo, mas é muito comum. Cheque se você está com o Wi-Fi ativado dentro de casa. Muitas pessoas simplesmente esquecem que estavam utilizando o 4G ou 5G e deixam os dados se esgotando quando, na verdade, deveriam se conectar ao roteador doméstico (ou do trabalho).

Além disso, é importante avaliar se a conexão do Wi-Fi está efetivamente funcionando corretamente. Às vezes, mesmo que o celular esteja conectado ao Wi-Fi, a qualidade do sinal pode ser ruim e o aparelho passa a utilizar os dados móveis sem que o usuário perceba.

2. Vídeos são vilões dos dados móveis

Assistir vídeos no WhatsApp não é algo muito comum, mas ainda tem muita gente mandando esse tipo de arquivo. Baixá-los é algo que vai acabar com seus dados móveis rapidinho.

Sempre que possível, evite assistir ou baixar vídeos pelo celular. Além disso, desative a reprodução automática de vídeos nas redes sociais e opte por ler notícias e artigos sem vídeos.

3. Download automático de mídias

O WhatsApp e outros aplicativos do gênero podem estar programados para fazer download automaticamente. Cheque as configurações de cada um e desabilite isso. Você pode estar baixando arquivos de mídia o tempo todo sem saber e isso vai acabar com seus dados móveis.

Além disso, evite enviar e receber muitas fotos ou vídeos pelo celular. É melhor enviar esses arquivos pelo computador, que geralmente possui conexão Wi-Fi e permite o envio de arquivos maiores sem perder a qualidade.

4. Plataformas de streaming consomem dados móveis

Por mais que a tecnologia permita assistir vídeos de alta qualidade conectado aos seus dados móveis, fazer isso sempre vai acabar com a internet do celular. O melhor é sempre acompanhar os streamings através de Wi-Fi.

Caso você precise assistir a algum vídeo fora de casa ou do trabalho, opte por aplicativos que permitem o download do conteúdo, como o Netflix. Dessa forma, você pode assistir o vídeo sem precisar gastar seus dados móveis.

5. Diminua a resolução

Diminuir a qualidade de vídeos pode ajudar você a economizar os dados móveis do celular. Isso porque os vídeos em resoluções mais baixas são mais leves e não sobrecarregam o seu pacote de internet.

Para isso, o ideal é fazer o download dos vídeos em resoluções mais baixas ou ajustar as configurações do player para diminuir a qualidade do vídeo. Isso não apenas economiza seus dados móveis, mas também ajuda a economizar a bateria do celular.

6. Ajuste as configurações

Confira se o seu celular possui modo de economia de dados. Se tiver, aproveite para ativá-lo, pelo menos, de vez em quando.

Além disso, é importante avaliar se os aplicativos estão configurados para utilizar a menor quantidade possível de dados móveis. Caso algum aplicativo esteja gastando mais dados do que deveria, ajuste suas configurações ou desinstale-o.

7. Versões Lite

Por fim, saiba que muitos aplicativos possuem versões “lite”, mais leves e que consomem bem menos dados. Sempre que puder, opte por esse tipo de versão.

Além disso, lembre-se de verificar a quantidade de dados que cada aplicativo está consumindo no seu celular. Dessa forma, você pode identificar os aplicativos que mais consomem seus dados e ajustar as configurações para economizar mais.

Economizar os dados móveis do seu celular não é difícil, mas exige um pouco de atenção e cuidado. Seguindo essas dicas simples, você pode aproveitar melhor seu pacote de internet e evitar gastar mais do que o necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: