×

Erro no Google Pay deposita dinheiro em conta de usuários nos EUA

Um usuário sortudo do Google Pay, nos Estados Unidos, recebeu uma boa quantia em dinheiro em sua conta sem ter feito nenhum tipo de transação ou participado de algo para receber a quantia. A sorte foi consequência de um erro no sistema, que foi corrigido logo depois da falha. Ele recebeu mais de R$ 5 mil do Google Pay.

Segundo as informações divulgadas pelo site Android Police, o Google confirmou o fato e disse que outros clientes também receberam um crédito não intencional, que foi depositado em certas contas do Google Pay. Afinal, o que será feito agora em relação ao dinheiro que caiu nas contas? É preciso devolver? E quem já gastou tudo?

O erro da gigante das buscas rendeu muita conversa nas redes sociais. Muitos usuários confirmaram ter recebido o dinheiro. Alguns colocaram a mão em cerca de R$ 5 mil no Google Pay! Diante da falha no sistema, a empresa afirmou que se não conseguir reverter o crédito, o dinheiro é do cliente.

Ninguém que recebeu o valor terá que se preocupar com a devolução. Nenhuma outra ação é necessária.

Algumas hipóteses para o bug foram apresentadas por um analista de segurança, incluindo a possibilidade de a empresa estar testando novos recursos internamente. A princípio, a intenção era realizar os testes somente entre os funcionários. Infelizmente, por completo engano, a falha levou ao envio do dinheiro para os usuários comuns.

Assim que a empresa percebeu o equívoco, enviou uma mensagem por e-mail alertando os clientes sobre os valores recebidos e os próximos passos a serem tomados diante da falha.

O texto diz: “Você recebeu este e-mail porque um crédito em dinheiro não intencional foi depositado em sua conta do Google Pay. O problema já foi resolvido e, quando possível, o crédito será revertido”.

A mensagem esclareceu ainda que o uso do dinheiro não irá resultar em nenhuma punição para os usuários, que não têm culpa da falha no Google Pay.

Não é a primeira vez que uma falha de sistema resulta em benefícios para os consumidores. Em setembro, a Amazon se enganou no preço de um produto, listando a venda por $ 86,99 em vez do preço original de $ 1.496,00. Em vez de cancelar as compras, como a empresa geralmente faz, a gigante do comércio eletrônico decidiu honrar as compras realizadas e conseguiu assim manter seus clientes felizes.

Em 2020, a Uber chegou a cobrar cerca de R$ 5 mil em corridas devido a um problema em sua plataforma. Os valores exorbitantes deixaram muitos passageiros em shock, mas a empresa rapidamente corrigiu o erro e reembolsou todos os clientes prejudicados.

Agora, serão muitos usuários do Google Pay a receber uma boa quantia em dinheiro sem terem esperado por isso. E quem já recebeu o valor, pode ficar tranquilo, já que o Google confirmou que o dinheiro é do cliente. A única ressalva é que, caso a empresa consiga reverter o crédito, o valor será retirado da conta do usuário sem necessidade de qualquer ação.

No Brasil, o Google Pay já tem autorização para atuar como instituição de pagamento. O processo de autorização foi finalizado pelo Banco Central em dezembro de 2022, permitindo que a empresa ofereça serviços financeiros e pagamento instantâneo aos usuários brasileiros.

Com essa nova função, será possível realizar pagamentos diretamente do seu celular, sem a necessidade de cartões físicos, além de transferir dinheiro para outros usuários que também tenham o Google Pay.

O serviço é um concorrente direto do Pix, o meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central em 2020. A plataforma tem se popularizado no país e ganhado cada vez mais espaço, com mais de 500 milhões de transações registradas desde o seu lançamento.

Embora o serviço ainda esteja em fase de teste nos Estados Unidos, a falha no sistema pode se refletir em danos à reputação do Google Pay e consequente impacto nas adesões ao serviço em mercados onde a plataforma é adotada.

No entanto, a empresa garantiu que a falha foi corrigida e que trabalha para garantir a segurança e confiabilidade de seus sistemas. Ainda assim, é importante que as empresas sejam responsáveis ​​e transparentes em relação a qualquer problema de segurança ou falhas no sistema, a fim de manter a confiança dos clientes e a imagem corporativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: