Estudantes criam óculos com IA para ajudar pessoas tímidas em conversas e entrevistas
Palavras-chaves: chatGPT
Estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram um acessório para óculos inteligentes que utiliza a tecnologia GPT-4, a mesma usada no ChatGPT, com o objetivo de melhorar a interação social de pessoas que não são tão carismáticas. A ferramenta recebeu o nome de rizzGPT e, através das lentes do óculos, mostra um texto gerado por Inteligência Artificial (IA) com as respostas certas para a pessoa inserir em uma conversa.
O rizzGPT foi desenvolvido com ajuda da Brilliant Labs, instituição de caridade que apoia alunos, professores e comunidades com aprendizado interdisciplinar. A equipe responsável pelo desenvolvimento utilizou um monóculo doado pela instituição, que pode ser integrado a diversos tipos de armações. O monóculo é capaz de gravar vídeos, áudios e também exibir os textos gerados pelo chatbot com uma alta resolução. Para que a ideia seja colocada em prática, o grupo também usou o Whisper, um sistema automático de reconhecimento de fala, que foi desenvolvido pela OpenAI e permite uma transcrição robusta em vários idiomas.
O estudante Bryan Hau-Ping Chiang explicou no Twitter que o acessório funciona enquanto a conversa com a pessoa está acontecendo. O software escuta a conversa e transmite o que é dito para o chatbot que, em seguida, já fornece uma resposta adequada. No mesmo tweet, Bryan publicou um vídeo de demonstração com uma conversa real. No exemplo, foi usada uma entrevista de emprego. Parece que a proposta tem potencial, embora precise de aprimoramento.
Enquanto as funcionalidades do ChatGPT estão sendo usadas pelos pesquisadores em relações humanas, a OpenAI está trabalhando no desenvolvimento de um robô humanoide em parceria com a empresa de robótica 1X, que busca explorar como a IA pode ter um corpo parecido com o de um humano. Até o momento, não há detalhes sobre o projeto, mas um protótipo pode ser apresentado ainda neste ano.
O rizzGPT é um exemplo de como a IA pode ser usada para facilitar a vida das pessoas. A tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, como na saúde, indústria, educação e entretenimento. No entanto, é importante lembrar que o uso da IA também é motivo de preocupação. É preciso estar atento aos riscos envolvidos no uso indiscriminado da tecnologia, como a perda de privacidade e o impacto na segurança.
Recentemente, a IA GPT-4 se envolveu em um episódio polêmico. A OpenAI, empresa responsável por desenvolver a tecnologia, decidiu não lançar o modelo publicamente devido às preocupações com o potencial de abuso da IA. A empresa afirmou que o GPT-4 poderia ser usado para gerar textos enganosos e prejudicar a tomada de decisão em diversos setores, como na política e no comércio.
Apesar disso, é inegável que a IA tem trazido benefícios significativos para a sociedade. Entre suas vantagens está a capacidade de processar grandes quantidades de dados em tempo recorde, auxiliando em tarefas que seriam impossíveis de serem realizadas manualmente. A tecnologia também pode melhorar a eficiência de processos em diversos setores, contribuindo para o crescimento econômico.
O rizzGPT é um exemplo de como a IA pode ser usada de forma positiva para melhorar a vida das pessoas. Se aprimorado, o acessório pode ser uma ferramenta útil para indivíduos que enfrentam dificuldades em interações sociais e podem até mesmo gerar novas oportunidades de emprego.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: