Por que enrolar as chaves do carro em papel alumínio é importante?
Palavras-chaves: Carro
Uma prática que tem se popularizado entre os motoristas que utilizam veículos com chave automática é enrolar a chave do carro em papel alumínio. Mas por que essa ação está virando moda entre os condutores do país? Ao que tudo indica, essa medida de proteção está sendo adotada por motoristas de todo o mundo.
A cada dia, a indústria automobilística está inovando e trazendo novidades tecnológicas para os carros, o que acaba criando uma série de vantagens para usuários, mas também está sujeita a alguns problemas que podem provocar algumas dores de cabeça. Entenda melhor como essa prática influencia na proteção do carro.
Especialistas apontam que esse material pode livrar os condutores de contratempos envolvendo a tecnologia do veículo. São questões que podem colocar em perigo a segurança pessoal, assim como a integridade do próprio carro, já que os golpistas estão aplicando ações fraudulentas cada vez mais sofisticadas, acompanhando a evolução tecnológica do mercado.
Diversos veículos lançados recentemente apresentam chaves automáticas, que tornam possível ligar um carro ao apertar um botão ou simplesmente aproximando o acessório do painel. Para que elas funcionem, são emitidos alguns sinais destinados à trava e destrava das portas.
Apesar da facilidade, esses sinais, além de serem captados pelo sistema, também podem ser identificados por criminosos preparados para aplicar golpes e crimes, como arrombamentos e roubo.
Os criminosos usam diversos dispositivos para interceptar o sinal original, o que praticamente resulta em uma clonagem das chaves. Por essa razão, os especialistas indicam o uso do alumínio, um material eficiente para proteção, pois atrapalha a captação do que é emitido. Funciona como uma espécie de isolamento.
Embora seja uma prática eficiente e barata, não é a mais recomendada, pois pode acabar afetando as funções da chave, contudo é uma ação bem importante para não ser vítima dos assaltantes.
Outros objetos, como cartões de crédito e sensores de portas residenciais, que funcionam da mesma maneira que a chave, também podem ser alvos de crimes. Até 2016, marcas como a Volkswagen estavam enfrentando problemas recorrentes com arrombamentos. As pessoas que agiam de forma maliciosa descobriam os códigos das chaves diretamente com as montadoras e mudavam as configurações do modelo, permitindo então um acesso facilitado.
Para aumentar a segurança do veículo, outra solução bem interessante é o uso de chaves codificadas, que são reprogramadas para que sejam evitadas invasões e furtos. Além disso, existem também outros dispositivos de segurança, como alarmes, bloqueadores e rastreadores, que ajudam a encontrar o carro em caso de roubo.
No entanto, é importante destacar que nenhum desses dispositivos é infalível, por isso a precaução é sempre a melhor defesa. A dica é ficar atento e tomar medidas preventivas para evitar que o carro seja roubado.
É interessante saber que muitos acidentes acontecem por descuido do próprio motorista, que não toma os cuidados necessários. É importante, por exemplo, verificar regularmente o freio, a suspensão, o alinhamento e o balanceamento das rodas, bem como o estado dos pneus, para garantir que estejam em boas condições.
Não se esqueça que a manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo. É importante também seguir as normas de trânsito e sempre respeitar os limites de velocidade.
Portanto, se você utiliza carro com chave automática, não deixe de praticar essa medida eficaz de proteção. Lembre-se sempre que a prevenção é o melhor remédio.
Newsletter:
Assine e receba nossas notícias no seu e-mail: